UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
Projeto de Extensão Arte e Interculturalidade - um fazer especial.
Meio Ambiente e Arte em Interação
Orientadora: Professora Marlene Rosa.
Alunas: Aldina Rubio dos Santos
Ana Maria Bandeira Cardozo
Local: Escola Estadual de Ensino Fundamental Fátima 2011/01
1. Tema: Meio Ambiente e Arte em Interação
2. Justificativa:
Através do projeto de extensão Arte e Interculturalidade- Um Fazer Especial, do curso de Artes visuais da ULBRA/Canoas, coordenado pela prof. MS.Jurema Trindade.
Alunos desenvolvem projeto sobre a importância da água e cuidado com o meio ambiente interagindo com a arte.
3. Anos: 7o e 8 o Duração: 1h e 40min.
4. Dinâmica das aulas:
Explanação e reflexão referente o vídeo a água e o meio ambiente, reproduções de obras de artistas, textos sobre reciclagem e com o meio ambiente, produções de pintura; colagem; recortes; desenhos e construção de um trabalho tridimensional feito com sucata.
4.1.1 Aula 1 11/05/2011
Conteúdo: Água e o meio ambiente
Objetivo:
- Reconhecer a importância de uma atitude responsável com o meio ambiente em que vivemos.
- Sensibilizar e divulgar o conhecimento para consciência ambiental através da arte.
- Metodologias:
- Trabalho individual e em grupo, aula expositiva e leitura de imagens.
Dinâmica da aula:
Primeiramente será feita a apresentação dos monitores e a proposta do projeto.
Após apresentação do vídeo sobre a água e o meio ambiente.
Em um segundo momento será feita uma reflexão sobre o referido vídeo, a fim de sabermos qual é o entendimento dos alunos sobre a preservação do meio ambiente em especial a água.
Após atividade prática, apresentar reproduções de obras dos artistas ,Pedro Weingartner e Paul Gauguin, ambos representavam a natureza em suas obras de arte, comentar sobre a vida e a obra dos mesmos.
Após distribuir folhas de desenho A4, para que os alunos representem através do desenho o que o lixo pode causar ao meio ambiente.
Também produzir um breve texto e colocar nome ao trabalho.
Recursos:
- Quadro negro e giz;
- Lápis de cor;
- Papel sulfite de gramatura 200;
- Canetinha
- Reproduções de obras
Obs. Solicitar material reciclável para a próxima aula, para confecção de um trabalho tridimensional.
4.2 Aula 2 18/05/2011
Série: 7ª e 8 a Duração:1h e 40min.
Conteúdo: reciclagem
Objetivo: Desenvolver uma consciência sustentável através da reciclagem e a arte.
Metodologia: Trabalho em grupos.
Dinâmica da aula:
Iniciar a aula retomando o conteúdo da aula anterior, mostrando aos alunos como as pessoas estão buscando iniciativas para a preservação do planeta, mostrando reportagens de jornais.
Também solicitar que os alunos tragam reportagens de revista ou jornais referente à água e o meio ambiente.
Será apresentada a reprodução da obra do artista Frans Krajcberg, comentar sobre vida e obra.
Após os alunos iniciaram a construção dos trabalhos tridimensionais que esta previsto para aula 2 e 3.
A turma será dividida em grupo, após será distribuído recipientes com tintas, pinceis, bandejas e também material reciclável para auxiliar os alunos que não coletaram material suficiente.
Recursos:
- Sucata ( caixa de leite, remédio, bandejas.
- Potes de tinta, pinceis, jornais.
- Cola e tesoura
4.3 Aula 3 25/05/2011
Anos: 7o 8o do Ensino fundamental Duração: 1h e 40min.
Conteúdo: reciclagem
Objetivo: Refletir sobre os danos que o lixo causa ao meio ambiente.
Metodologia: Trabalho em grupos.
Dinâmica da aula:
Iniciar a aula retomando os conteúdos abordados até o momento, preservação do meio ambiente, cuidados com a água, e qual o entendimento dos alunos sobre o dia internacional do meio ambiente.
Após atividade prática os alunos continuarão construindo os trabalhos tridimensionais.
4.4 Aula 4 31/05/2011
Anos: 7o e 8o do Ensino Fundamental Duração: 1 h e 40min.
Conteúdo: cuidado com o meio ambiente e reciclagem.
Objetivos: Avaliar o entendimento dos alunos sobre os conteúdos trabalhados
Metodologia: Trabalho em grupos.
No primeiro período os alunos que não concluíram os trabalhos tridimensionais poderão fazê-lo.
Após os alunos farão um desenho de memorização escolhendo uma paisagem do bairro onde moram, podendo fazer interferências,como gostariam que esse lugar fosse hoje?
Após organização dos trabalhos e confecção de cartazes para exposição que será na próxima aula.
4.5 Aula 5 8/06/2011 Duração: 1h e 40min.
Anos 70 e 8o do Ensino fundamental.
Conteúdo: Exposição
Objetivo:
- Mostrar a trajetória dos alunos em arte.
- Refletir sobre o dia Internacional do Meio Ambiente.
Para refletirmos, sobre o dia 5 de junho de 2011, Dia Internacional do Meio Ambiente, será montada no saguão da escola, exposição de arte, Meio ambiente e Arte em interação.
A comunidade escolar poderá apreciar os trabalhos dos alunos, e repensar em atitudes para um planeta sustentável.
1-
2-3-
1- Frans Krajcberg: Flor do Mangue, 1988
2- Paul Gauguin: Obra vacas no Bebedouro, 1889
3- Pedro Weingartner: Tempera de muntatur, 1889
Fontes Disponíveis em http://www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=artistas_biografia&cd_verbete=1834&cd_idioma=28555&cd_item=3 acesso em 29 de maio de 2011
As oficinas do Projeto (judô, dança, recreação,letramento e prevenção à saúde) foram retomadas no dia 21/03 e estão um sucesso!!
Se você ainda não efetivou sua inscrição informe-se com a professora Sandra, Coordenadora do Projeto.Projeto Mais Educação:
Este Projeto, promovido pelo Ministério da Educação, oportuniza aos educandos oficinas em turno inverso. Em nossa Escola oferecemos judô, dança, recreação, prevenção à saúde e letramento. Informe-se com o Coordenador do Projeto.